Antecipadamente é importante frisar, que a adaptação e acompanhamento do paciente que está usando o CPAP é algo fundamental para que ele tenha o tratamento adequado. Então, a adaptação do paciente ao CPAP ocorre após os primeiros dias ou semanas do início de uso do CPAP. A adesão ao tratamento é avaliada após os 3 à 6 primeiros meses de uso. Sendo assim, o paciente tem que estar sendo acompanhado para que seja validada a sua adesão. Este acompanhamento ajuda a corrigir problemas na adaptação e estimula o paciente a continuar usando o CPAP. Telemonitoramento e CPAP são o casamento perfeito.

Acompanhamento do tratamento com CPAP

Acima de tudo, o acompanhamento do paciente em uso do CPAP é fundamental para uma correta adaptação e adesão ao tratamento. Sendo assim, já existem estudos suficientes que demonstram a resposta positiva de um acompanhamento adequado. Mas o que deve ser feito no acompanhamento e quais ferramentas usar ? Sabe-se que o paciente em início do tratamento com CPAP precisa ser acompanhado para corrigir dúvidas e erros no uso. Os erros no uso do CPAP podem causar incômodos e o abandono do tratamento. As dúvidas não esclarecidas podem gerar desconfiança quanto a eficácia do tratamento, gerando também o abandono do CPAP.

Então, no caso da adesão ao tratamento, ela ocorre com ligações frequentes, para manter o paciente estimulado. Estudos mostram que o paciente que recebe ligações de estímulo ao uso do CPAP, têm maior tempo de uso e melhores resultados. Desta forma, sabe-se que é importante que o paciente tenha um profissional ou uma equipe capacitada para lhe munir de informações e estímulos.

Monitoramento

As informações contidas no aparelho de CPAP são extraídas para que o profissional entenda melhor o uso que está sendo feito do aparelho pelo paciente. As informações que o CPAP passa são: Horas de uso, IAH, vazamentos e outros. Esta informações eram extraídas na ida do paciente ao consultório. Frequentemente acontecia de o paciente não cmparecer por diversos motivos e quebrar a cadeia de acompanhamento prejudicando o tratamento. A tecnologia de telemonitoramento e ajuste á distância, foi muito importante, aumentando a adesão e ajudando profissionais e pacientes a darem mais celeridade nas correções de erros no tratamento do CPAP. Por fim, que mais se beneficiou foi o paciente!

Conheça nossas lojas: VITALGAS