O sono é um assunto cada vez mais estudado por pesquisadores e que está cada vez mais nas conversas cotidianas. Além disso, existem várias doenças do sono e acredita-se que mais de 50% da população mundial tem alguma doença do sono. Nesse sentido um estudo da Royal Philips, divulgada em 16 de março de 2018, no Brasil aproximadamente 72% da população sofre de alguma doença relacionada ao sono. Mas quais são as doenças do sono? Qual o chá ideal para dormir?

Doenças do sono

A princípio existem diversas doenças do sono, algumas delas são: Apneia do sono, ronco, narcolepsia, insônia e síndrome das pernas inquietas. Acima de tudo, a insônia é a doença mais comum entre os brasileiros, seguida pela apneia do sono e ronco.

Dificuldades atuais

Tendo em vista que a dificuldade de dormir é cada vez maior, o uso de chá para dormir vem crescendo também. Sobretudo devido ao estresse crescente do dia a dia e do momento de pandemia que vivemos. As pessoas tendem a procurar alternativas naturais e mais saudáveis para regular o sono. Frequentemente o uso dos Chás tem sido cada vez mais popularizado. Vamos citar aqui alguns deles, lembrando sempre que deve-se procurar o acompanhamento de um especialista em sono. Qual o chá ideal para dormir? Vejam os 4 tipos de chás recomendados para o seu sono.

Chá de Camomila

Antecipadamente conhecido por suas propriedades calmantes, o chá de camomila é muito usado para acalmar, principalmente em situações de stress. Alguns estudos como o do Journal of Advanced Nursing, mostrou que grávidas pós-parto com dificuldades para dormir, apresentaram melhora na qualidade do sono. Em conclusão a planta é composta por flavonoides e o principal é a apigenina, que tem efeito sedativo. Por estas características o chá pode ser usado à noite antes de dormir.

Flor do maracujá ou passiflora

Quem nunca tomou um suco de maracujá para acalmar atire a primeira pedra. Velho conhecido dos pais e avós o maracujá possui sim efeitos sedativos leves. Antes de mais nada a flor do maracujá também possui suas características sedativas leves, podendo ser tomada como chá para dormir. Além disso, ela possui em sua composição Flavonoides com propriedades sedativas.

Chá verde descafeinado

Tendo em sua composição a L-teanina, componente que ajuda a promover o relaxamento. Foi em 2017 que se descobriu após a retirada da cafeína e manutenção da L-teanina, que o chá-verde descafeinado ajudava no relaxamento.

Valeriana

A valeriana é uma velha conhecida dos amantes de chá. Além disso, foi realizado um estudo da raiz da planta e descobriu-se que 80% dos participantes relataram melhora na qualidade do sono em relação ao placebo.

Apneia do sono e ronco

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