Minha irmã sempre reclamou de sua posição de dormir, pois sente muita dor nas costas e no pescoço. A maioria dos dias ela relata que acorda travada, sem nem conseguir se mexer direito.

Além das dores, ela sente uma indisposição enorme para realizar as tarefas do cotidiano.

A princípio, eu não acreditei muito nela. Passei a suspeitar que outras coisas prejudicavam sua qualidade de vida. Em uma conversa informal, sugeri a troca da cama, colchão, travesseiro ou cobertas.

Enfim, tudo o que ela utiliza para dormir. Ela insistiu que poderia ser a posição de sono.

Certo dia, resolvi ficar algumas horas a mais acordado para observá-la. Então, percebi que ela estava certa e eu errado.

Minha irmã fica muito torta quando dorme e isso certamente afeta toda a vida dela. Ainda bem que eu não comprei uma cama nova, pois teria gastado dinheiro e não teria resolvido a raiz do problema.

Entenda abaixo as dicas sobre posições de dormir que um especialista indicou a minha irmã.

Dormir de barriga para cima

Dormir de barriga para cima muda o ângulo da coluna, pressionando a lombar e favorecendo a posição corcunda.

Além disso, a posição favorece o surgimento de ronco, um dos sintomas da apneia do sono. Mas por quê?

A barriga para cima promove a obstrução das vias aéreas, inclusive pelo fato de o pescoço ficar apertado contra o peito. Isso prejudica a passagem de ar.

No entanto, essa posição é recomendada se você possui algum problema nos ombros ou então se está com o rosto ferido.

Neste caso, a dica é colocar almofadas no pescoço, nas costas e por baixo do joelho.

Dormir de barriga para baixo

A famosa posição de bruços pode ser confortável para muita gente, mas não é recomendada.

Quem dorme assim precisa usar as mãos para obter mais apoio. Além disso, ficar com o pescoço virado de lado prejudica a curvatura da coluna.

Dormir com a barriga para baixo dificulta a circulação sanguínea, causando despertares desconfortáveis por motivos de formigamento em algum membro do corpo.

Porém, dormir de bruços pode ser uma opção interessante se você colocar um travesseiro fino e macio abaixo do abdômen.

Além disso, essa posição é indicada quando não é possível ficar deitado de lado por causa de dores no quadril.

Dormir de lado

Dormir de lado é a melhor opção para sua saúde. Nesta posição, você consegue alinhar sua coluna da forma correta, mantendo uma curvatura natural e sem causar danos.

A posição fica melhor ainda se você colocar um travesseiro no pescoço e outro entre as pernas.

Para gestantes, o mais indicado é dormir voltada para o lado esquerdo. Dessa forma, a circulação no corpo melhora e o feto e o útero não ficam pressionados contra o fígado, que está do lado direito.

Então, recomendamos que você procure encontrar uma posição confortável para dormir. Se você acorda com dores e travado como minha irmã, então algo não está certo.

Mostramos os prós e contras de cada forma de dormir para que você entenda o que os especialistas recomendam. No entanto, saiba que cada pessoa tem um jeito particular de dormir.

Então, conte-nos sua posição de dormir e continue acompanhando nosso blog!