Antecipadamente, é importante saber o que é a homeostase corporal, para entendermos como o sono é importante para o nosso corpo. Então, a homeostase foi um termo criado por Walter Cannon e pode ser entendida como a capacidade de um organismo manter-se em equilíbrio. Este equilíbrio é quase constante e independe das alterações do ambiente externo. O sono é um dos principais fatores que ajudam a manter a homeostase corporal, por isso a importância de uma boa noite de sono. A homeostase e a imunidade estão interligadas, pois sem um sistema imune forte o corpo estaria todo o tempo em estado de doença e sem atingir a homeostase. Então, o sono afeta a imunidade sim!

Sistema imunológico

O sistema imunológico ou imune, é o sistema de defesa do nosso corpo, portanto, é a principal barreira que age protegendo o corpo de doenças. O sono age na regulação do sistema imunológico, tanto nas respostas inatas quanto nas adaptativas, ou seja, tanto nas que nascemos com elas quanto nas que o corpo aprende ao longo da vida. Além disso, ele modula a regulação das células de defesa do organismo. Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que uma pessoa que dorme menos de 5h por dia tem 4,5 vezes mais chances de ter uma gripe. Então, ter apneia do sono ou outra doença relacionada ao sono, perturba a quantidade e a qualidade de horas que a pessoa mantém-se dormindo. Esta perturbação no sono gera uma quebra na homeostase e consequentemente no sistema imunológico.

CPAP e o Sono

Concluindo, tratar a apneia do sono com o CPAP tem relação direta na melhora da imunidade, mantendo o corpo protegido contra infecções oportunistas. O CPAP é o único tratamento existente no mundo que garante total controle da apneia do sono. Portanto, o tratamento da apneia do sono com o CPAP, garante o controle da apneia e a melhora na imunidade do corpo.

Conheça nossos CPAPs: VITALGAS