Antecipadamente vamos explicar como ocorre o ronco. Então, o ronco é causado pelo estreitamento das vias aéreas superiores, este estreitamento causa a vibração das estruturas moles quando da passagem de ar. Este estreitamento pode ter diversas causas, como: Ganho de peso, flacidez, perda de tônus muscular, bebida alcoólica, medicações ou posição na hora de dormir. Acima de tudo o ronco por se só já foi identificado como causador de diversos problemas de saúde, inclusive cardiovasculares. Ele pode estar associado à apneia do sono, mas nem toda pessoa que ronca tem apneia do sono e nem todo apneico ronca.

Um problema social

O ronco é tão discutido, pois ele além de ser um causador de problemas de saúde, também é um problema social. Enfim, ele é responsável por fins de relacionamentos, noites mal dormidas de quem ronca e do parceiro e também constrangimentos gerados por brincadeiras de quem já dormiu com o roncador. As noites mal dormidas podem prejudicar o parceiro e a pessoa que ronca, causando perda de produtividade durante o dia e sonolência excessiva.

Diagnóstico

Para se fazer o correto diagnóstico do ronco e suas repercussões durante a noite, ou seja, para saber se além do ronco existe apneia do sono, a polissonografia é o exame mais indicado. Então, fazer o diagnóstico adequado é o mais indicado para a escolha do tratamento correto, quer seja com CPAP, cirurgia ou com aparelho intraoral. Enfim, o importante na escolha do tratamento é saber se além do ronco, quer se tratar a apneia do sono também, então é preciso investigar.

Tratamento

O CPAP é o tratamento padrão ouro para a correção do ronco e da apneia do sono, ou seja, ele garante 100% de correção da apneia do sono e do ronco, mas depende totalmente da adesão ao tratamento. Existem outros possíveis tratamentos para o ronco, caso ele não esteja associado a alguma outra patologia, são eles:

  • Perda de peso: O acúmulo de gorduras na região do pescoço pressiona as estruturas das vias aéreas superiores, forçando ainda mais o estreitamento da passagem de ar.
  • Cirurgia: As vezes o ronco é causado por estruturas como amígdalas aumentadas, que podem ser removidas e eliminado o problema. Claro, isto depende da correta avaliação médica.
  • Postura ao dormir: Dormir de "barriga para cima" faz com que o efeito da gravidade haja diretamente nestas estruturas das vias aéreas superiores pressionando ainda mais a passagem de ar.
  • CPAP: A pressão positiva abre as vias aéreas ajudando a passagem de ar e mantendo as estruturas posicionadas em seus devidos lugares.
  • Aparelho intraoral: Promove o reposicionamento da língua ajudando na manutenção da passagem de ar aberta.

TODO TRATAMENTO DEVE SER ACOMPANHADO POR UM ESPECIALISTA.

Conheça nossas lojas: VITALGAS