Então, você já sonhou que está caindo e bateu a perna ou braços involuntariamente tomando um susto ? A mioclonia noturna é um distúrbio que acontece durante o sono, gerando movimentos involuntários de pernas e braços. É assim que acontecem os espasmos durante a noite, então, o seu corpo salta ? Portanto a mioclonia noturna acontece geralmente quando se está pegando no sono, porém não se sabe ao certo a causa dela. Acredita-se que é um conflito que ocorre entre o sistema que mantém o corpo desperto e o que induz ao sono.

Tratamento

Na maior ria das vezes este problema é esporádico e não exige tratamento, pois não interfere no cotidiano das pessoas. No entanto, em alguns casos mais graves, pode-se exigir alguma linha de tratamento. Estes tratamentos vão desde o uso de tranquilizantes, para um relaxamento maior do corpo. Os anticonvulsivantes também podem ser utilizados em casos mais graves com difícil controle. Da mesma forma, a toxina botulínica pode também ser usada quando o caso acontece em apenas uma parte do corpo. Contudo em casos mais graves (tumores), a neurocirurgia é o caminho para o tratamento desta patologia. No entanto na maioria dos casos a mioclonia noturna não exige tratamento.

Síndrome das pernas inquietas

É importante lembrar que a mioclonia noturna é diferente da síndrome das pernas inquietas (SPI). Embora a síndrome tenha o nome das pernas ela pode ocorrer nos braços também. Geralmente ocorre na hora de dormir e pode afetar a pessoa sentada ou deitada. O relato é de que as pernas ficam fervilhando ou que algo os incomoda embaixo da pele. Geralmente ocorre na região das panturrilhas e alivia com o movimento, em casos graves a SPI pode até causar insônia, mas falaremos disso em outro post.

Conheça um pouco mais sobre a apneia do sono.

Conheça nossas lojas: VITALGAS