Então, o dia a dia de um centro de adaptação ao CPAP é sempre comum com o passar do tempo e com o aumento do número de clientes, as dúvidas começarem a se repetir. Tendo em vista isto, vamos colocar aqui as dúvidas e as possíveis soluções para problemas no uso do CPAP, ou seja, vamos ajudar pacientes e profissionais! Entenda aqui as Dúvidas comuns de usuários de CPAP.

Sinto a boca seca

O surgimento de boca seca é muito comum no início do uso do CPAP, mas também pode ocorrer após algum tempo de uso. Não existe uma causa única para a boca seca, mas existem algumas soluções. A boca seca é causada pelo vazamento de ar pela boca. É comum também em pacientes que roncam, antes de usar o CPAP. Portanto o paciente pode associar a boca seca ao ronco ou à ineficácia do CPAP. "Minha esposa (marido) diz que voltei a roncar", comentário comum.

  • Verificar se a pressão setada (no caso de CPAP Automático a Pmáxima) não está além do necessário para o tratamento do paciente.
  • Acrescentar o uso de mentoneira (queixeira).
  • Verificar ajuste da máscara

Ressecamento dos olhos

Um sintoma importante é o ressecamento nos olhos e precisa ser corrigido de imediato. Portanto deve-se observar o ajuste da máscara ou algum furo na mesma para que se encerre o vazamento. O ressecamento nos olhos devido ao uso do CPAP ocorre na maioria das vezes por mal ajuste na interface (máscara), ou seja, se a máscara não estiver vedando corretamente, ocorre o vazamento que pode lesionar os olhos.

Irritação nasal

Então, a irritação nasal ocorre na maior parte dos casos em usuários de CPAP que moram em regiões secas e não usam CPAP. No entanto, a irritação nasal pode ocorrer devido ao uso de máscaras pillow.

  • Deve-se acrescentar o uso de umidificador
  • Em caso de já usar umidificador deve-se aumentar a temperatura.
  • Trocar a interface (máscara) em caso de máscara com pillow.

Pressão fraca

À primeira vista a reação do paciente após algum tempo de uso do CPAP é relatar que a pressão está fraca, pois não está percebendo mais o "ar". Então, o paciente retorna pedindo para aumentar a pressão apenas com esta justificativa. Portanto fica a critério do profissional que o está acompanhando, aumentar ou não a pressão do aparelho.

Conheça nossas lojas: VITALGAS