Antecipadamente, temos que entender que o princípio básico do CPAP, que é jogar pressão positiva na via aérea, é o mesmo para todos os modelos de aparelho. Portanto, podemos afirmar que não existe superioridade de tratamento entre um aparelho de CPAP e outro. Até a presente data, nenhum artigo científico conseguiu comprovar que um CPAP automático obtém melhores resultados que um CPAP básico, no tratamento da apneia do sono. Sendo assim, basicamente a diferença entre os aparelhos de CPAP, visa dar mais conforto, adesão ao tratamento e fácil adaptação. A falta de comprovação científica da eficácia destas funções, põe em dúvida a necessidade das mesmas. Na prática clínica algumas funções se não bem aplicadas até atrapalham a adaptação. Portanto conforto mal ajustado, rampa inadequada e modo automático mal programado, podem prejudicar mais que ajudar. Mas qual a diferença entre os CPAPs ?

CPAP Básico

Primeiramente vamos falar do CPAP Básico, ou seja, o CPAP que apenas joga faz o que o princípio do nome diz, joga pressão positiva nas vias aéreas. Então, este modelo de CPAP não tem funções adicionais, apenas é ajustada uma pressão fixa em cm/H2O e ele joga na via aérea. Mas mesmo os CPAPs básicos têm uma função padrão, que é a rampa. A rampa é uma função que ajuda na adaptabilidade à pressão de tratamento. Antecipadamente, ajusta-se uma pressão abaixo da pressão de tratamento e um tempo para que ela suba gradativamente até a pressão alvo. É importante explicar que a rampa em nada tem a ver com o modo de ajuste automático de pressão.

CPAP Com Conforto

Analogamente ao CPAP Básico, o CPAP com conforto é um aparelho que joga pressão fixa. Ele também possui a função de rampa e também uma função de rampa inteligente. A rampa inteligente lê através do padrão respiratório se o paciente adormeceu ou não, subindo assim a pressão para o tratamento. No entanto, este equipamento possui uma função inteligente de conforto na expiração (quando solta o ar). A função de alívio expiratório veio para facilitar a adaptação ao fluxo de ar constante do CPAP, reduzindo a pressão quando o paciente exala e não precisa de tanto volume de ar. Ele tem diversos nomes, APE, C-FLEX, A-FLEX, sensibilidade e outros.

Precisa-se de muito cuidado ao ajustar esta função, estudos mostram que quando se ajusta muito alívio, isso pode gerar dificuldade de retorno à pressão de tratamento. Isso quer dizer o seguinte, por exemplo: se um paciente usa uma pressão de 9 cm/H2O e usa um alívio 2, ele pode reduzir até 7 cm/H2O na expiração e demorar para retornar aos 9 na inspiração (puxar o ar). Essa lentidão na subida da pressão pode fazer com que o paciente tenha eventos de apneia. Então, recomenda-se muitas vezes que ajuste com cuidado a sensibilidade e se monitore o grau de apneia para saber se tudo está sob controle. Não existe evidencia científica que comprove que a sensibilidade ajude no tratamento da apneia do sono.

CPAP Automático

Por fim, o CPAP automático, este modelo de CPAP é o mais vendido e consequentemente o mais utilizado no tratamento da apneia do sono. Então, o CPAP automático difere dos outros por não trabalhar com uma pressão fixa constante, ele possui um algoritmo que analise a noite de sono. De antemão, ele tem duas pressões para serem ajustadas, a pressão mínima e a máxima para que ele possa navegar entre elas e achar a pressão ideal para o paciente. Então, este modelo de CPAP possui um algoritmo que analisa a noite de sono do paciente e responde a todo evento de ronco e apneia ajustando a pressão para tratar o doente. Este modelo de CPAP foi criado para tentar tratar o paciente com a menor pressão possível, dando mais conforto no tratamento.

O CPAP Automático é o mesmo CPAP usado na maior parte das clínicas de polissonografia para titular a pressão dos pacientes. Não existe evidência da superioridade do CPAP Automático perante os outros equipamentos. Hoje devido a pequena diferença de preço com os outros modelos e devido ao fato de dar mais independência aos pacientes, ele é o equipamento mais vendido. Mesmo com o CPAP automático o paciente precisa de acompanhamento de um especialista. Todas as funções anteriores estão presentes neste CPAP.