Desafios do sono durante viagens
Meu trabalho exige muitas viagens. Meus amigos têm até uma certa inveja de mim, pois estou o tempo todo fora do país. Assim, conheci todos os continentes e já experimentei conviver com muitas culturas diferentes da nossa. Eu gosto bastante de viagens.
Mas, tem uma coisa que sempre me incomoda nelas: o sono. Ver minhas fotos e postagens nas redes sociais faz parecer que meu trabalho é fácil. Porém, o que ninguém sabe é que dormir durante as viagens, ou até mesmo se acostumar com o fuso horário de outra região é muito difícil.
Você sabia que existe até um fenômeno conhecido para isso? Então, conheça logo abaixo!
Você já ouviu falar de Jetlag?
Nome diferente é esse tal de Jetlag. Ele aparece todas as vezes que viajamos para fusos diferentes, como do Brasil para a China, por exemplo.
Funciona assim: nosso corpo tem um ciclo determinado e bem organizado para tudo. Então, a hora de comer, fazer digestão, menstruar, dormir e outros processos estão todos sincronizados com este sistema.
Com isso, quando ocorrem viagens, seu organismo continua funcionando no mesmo horário do Brasil, porém você está na China. O que acontece? O horário de sono da China não acontece ao mesmo tempo do Brasil.
Então, não há a produção de melatonina e você fica de olho bem aberto às 3 da manhã lá. Com isso, na hora de acordar, você sente sono, mas precisa trabalhar.
Assim, quando acontece uma alteração brusca de fuso, nosso metabolismo sofre as consequências. O Jetlag é a fadiga causada pela alteração do nosso ciclo natural. O Jetlag gera sintomas como:
- Dores no corpo e dores de cabeça;
- Cansaço e sonolência;
- Problemas digestivos;
- Dificuldade de concentração;
- Falha momentânea de memória;
- Insônia;
- Variação de humor;
- Irritação na pele.
Mas, como evitar o Jetlag ou diminuir seus efeitos?
Primeiro, organize bem suas viagens para não ficar estressado. Então, procure ter uma ótima noite de sono antes de embarcar. Durante o voo, não durma profundamente, mas aproveite para cochilar, se alimentar e manter a hidratação em dia com água ou sucos.
Evite bebidas alcoólicas e remédios não receitados pelo seu médico. Então, por último, mas não menos importante, mantenha-se ativo e caminhe dentro do avião durante suas viagens para não passar todo o tempo sentado ou deitado. Se você tem problemas respiratórios, então recomendamos o uso do Cpap Airmini ou do Dreamstation Go, especiais para a ocasião.
Gostou da dica de hoje? Então, fale com a gente agora mesmo e tenha a melhor noite de sono da sua vida! Assim, para seguir acompanhando os conteúdos do nosso blog, clique aqui!
Comentários