Para entendermos o que é Concentrador de Oxigênio e porque ele é recomendado, vamos primeiramente saber sobre Oxigenoterapia.

A Oxigenoterapia, é um tratamento respiratório voltado para melhorar os sintomas das Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas, as DPOC. Mas o que são as DPOC?

A Oxigenoterapia auxilia no tratamento das DPOC pois facilita a respiração do paciente, aliviando os sintomas da obstrução pulmonar.

 

>> Descubra mais sobre a Oxigenoterapia aqui

Mas afinal, o que é Concentrador de Oxigênio?

O concentrador de oxigênio é um aparelho que consiste na administração terapêutica de Oxigênio em concentração acima do normal, com objetivo de manter a oxigenação dos tecidos adequada e corrigir distúrbios hipoxêmicos, reduzindo a sobrecarga do sistema cardiopulmonar.

A oxigenoterapia é um dos principais tratamentos para a Insuficiência Respiratória e Hipoxemia, pois ele auxilia na:

  •  Melhora da qualidade de vida
  •  Aumento da sobrevida
  •  Maior eficiência do sono
  •  Tolerância ao exercício
  •  Melhora da função cognitiva
  •  Redução do número de internações
  •  Melhora da função cardíaca

Para quem o concentrador de oxigênio  é indicado?

Usa-se o Concentrador de Oxigênio, dentre algumas das patologias tratadas, como:

DPOC (doenças pulmonares obstrutivas crônicas)

As doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) englobam o grupo de doenças pulmonares que impedem o fluxo de ar nos pulmões e dificultam a respiração, como: a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.

Dos sintomas estão a:

- falta de ar;

- tosse crônica;

- respiração inconstante e fadiga.

As DPOC são tratadas com broncodilatadores e corticóides associados à terapia respiratória feita com oxigenoterapia e reabilitação.

Fibrose Pulmonar

A fibrose pulmonar é uma patologia na qual surgem cicatrizes no tecido pulmonar, fazendo com que ele fique mais rígido, reduzindo o tamanho dos pulmões e prejudicando a troca de gases com o ambiente. Dos sintomas: a falta de ar, tosse seca e fadiga.

Nos casos de fibrose pulmonar, opta-se pelo uso de corticoides e terapia respiratória feita por meio da oxigenoterapia para melhorar a respiração e as crises de falta de ar, além também da reabilitação especializada.

Edema Pulmonar

No edema pulmonar é o acúmulo de líquido nos pulmões que corta o fluxo normal do oxigênio nos pulmões, causando a falta de ar e a sensação de afogamento. O tratamento para edema pulmonar é feito com oxigenoterapia, medicamentos diuréticos e uso de máscaras para auxílio da respiração com pressão positiva (CPAP ou BiPAP).

Pneumonia

Já na pneumonia sucede quando há uma inflamação nos pulmões que afeta os alvéolos pulmonares, que é onde ocorre a troca gasosa. O paciente sente dificuldade de respirar, dor no peito e tosse seca. A pneumonia é tratada com antibiótico e fisioterapia respiratória no período no qual ela afeta a respiração.  

 

Qual concentrador de oxigênio escolher?

Na CPAP Vital, existem algumas opções de Concentradores de Oxigênio, como o:

O concentrador Portátil SimplyGo Philips Respironics oferece o poder próximo ao de um concentrador estacionário de oxigênio em um pacote portátil e amigável para viagens. Você pode conhecer este produto aqui SimplyGo Philips Respironics.

A terapia com o concentrador EverFlo da Philips Respironics de baixo fluxo, chegando até 5 litros por minuto.

O Everflo está disponível com placa de OPI (Indicador de Porcentagem de Oxigênio), cuja tem a função de avisar quando o índice de oxigênio está abaixo do esperado.

A terapia com o Concentrador de Oxigênio Devillbes de baixo fluxo, chegando até 5 litros por minuto. O Devilbiss se apresenta com Peneiras construídas em ambiente controlado garantindo uma longevidade maior.

Aqui na Cpap Vital você pode tirar suas dúvidas com Fisioterapeutas altamente especializados na área do sono.
Acessando o nosso site, você poderá aproveitar os melhores preçosdo mercado, com descontos e opções especiais de pagamento.
Acesse e confira: www.cpapvital.com.br

Frete grátis para todo o Brasil.