O nível adequado de oxigênio no corpo humano é fundamental para a manutenção da vida. Sabemos que o ar que respiramos é tudo para que as funções do organismo sejam desempenhadas de forma correta.

Mas, você sabia que a sua noite de sono está diretamente relacionada com o transporte de nutrientes no seu corpo?

Sabia que alguém com problemas para dormir pode ter sérios efeitos negativos no funcionamento de sistemas importantes do organismo? Veja abaixo qual a relação entre o sono e o seu oxigênio.

Como é feito o transporte de oxigênio nos seres humanos?

Em primeiro lugar, é importante entender como cada substância chega no organismo. Ao inspirar, o ar, que é composto de oxigênio e outros gases, passa pelas vias aéreas, na região de nariz e garganta, e chega aos pulmões.

Ali, ocorrem as trocas gasosas, quando entra o oxigênio nas células sanguíneas e sai o gás carbônico. Em seguida, expiramos. Esse processo é realizado a todo momento, se tornando uma das atividades mais vitais do ser humano.

Quando o oxigênio pode ser interrompido durante o sono?

Uma pessoa pode ter o índice de oxigênio reduzido no organismo quando há um problema que ocorre durante a noite de sono, conhecido como apneia obstrutiva.

Por alguns motivos, como obesidade e pressão alta, o fluxo de ar que vai do nariz aos pulmões é interrompido por causa de uma interrupção que ocorre nas vias aéreas.

De modo simples, o canal por onde o oxigênio passa se fecha, impedindo que a pessoa respire corretamente.

Quem tem apneia sofre de inúmeras paradas respiratórias enquanto dorme, o que afeta o modo de vida e prejudica outras partes do corpo. Os sistemas mais prejudicados são o nervoso e o cardiovascular.

Os principais sintomas de apneia descobertos pela ciência são sensação de sufocamento enquanto dorme, falta de ar, acordar com dores de cabeça ou então despertares seguidos de a madrugada.

O que fazer em caso suspeito?

Se você desconfia que está com problemas de dormir por causa da apneia, então é muito importante que você visite um especialista do sono.

Ele vai realizar alguns exames, como por exemplo a polissonografia. Além disso, medir o índice de oxigênio é uma outra maneira de avaliar se o fluxo de ar está ocorrendo de forma correta no seu corpo.

Você tem dormido bem? Conte sua história nos comentários e continue acompanhando nosso blog!