Antecipadamente, precisamos explicar a associação entre apneia do sono e o ganho de peso. Sabe-se que o ganho de peso está associado a apneia do sono, pois tanto pode causar a apneia, quanto a apneia pode causar o ganho de peso. Portanto não pode - se dizer quem veio primeiro e nem todas as pessoas com sobrepeso têm apneia do sono. Os principais sintomas da apneia do sono, são o ronco, a fadiga diurna e indisposição. Assim é a relação entre apneia do sono e obesidade.

Então, o que temos entre a apneia do sono e a obesidade é um ciclo vicioso, onde o indivíduo que tem apneia, tem dificuldade de metabolizar gorduras. O que acontece é que a gordura acumulada principalmente na região do pescoço aumenta a apneia, gerando este ciclo vicioso.

Eventos Causadores

O indivíduo que tem apneia do sono possui maior dificuldade de metabolizar gorduras, como já foi dito. Além disso, a pessoa que tem apneia acorda cansada e com sono, muitas vezes comendo mais durante o dia para conseguir ficar acordado. Outro problema comum é que a pessoa apresenta maior resistência a realizar atividades físicas, dificultando ainda mais a queima calórica. Portanto o indivíduo que é obeso e não trata a apneia do sono, tende a ter maior ganho de peso e aumentar o problema. Por outro lado, o indivíduo que não é obeso e tem apneia, tem maior tendência de ganhar peso e agravar ainda mais a apneia do sono.

Diagnóstico da apneia do sono

O diagnóstico da apneia do sono é realizado através do exame de polissonografia, seja domiciliar ou na clínica. Com este exame o paciente sabe se pode iniciar o tratamento através da pressão positiva, através dele sabe-se o grau e o tipo de apneia do sono. Existem hoje vários tipos de aparelhos que fazem o diagnóstico de apneia do sono, fazendo com que o paciente lance mão logo do tratamento.

CPAP e BiPAP

O CPAP e BiPAP são usados para o tratamento da apneia do sono, em alguns graus de obesidade e apneia do sono, usa-se o BiPAP. O BiPAP pode ser de muita importância em indivíduos super obesos que precisem além de tratar a apneia, tratar redução na ventilação pulmonar. Devido ao excesso de gorduras abdominais, o indivíduo pode fechar a base do pulmão devido a pressão da gordura no pulmão. É importante o devido diagnóstico e a escolha do equipamento adequado para o paciente ser atendido em todos os aspectos na questão da ventilação.

Conheça nossas lojas e nossos especialistas: VITALGAS