A Apneia do Sono é uma disfunção que afeta as vias aéreas de uma pessoa enquanto ela dorme. Assim, o problema atrapalha a vida de boa parte da população mundial e merece uma atenção especial.

Alguns sintomas da apneia são:

  • Ronco;
  • Falta de ar;
  • Sonolência durante o dia;
  • Falta de produtividade;
  • Dores de cabeça;
  • Pressão alta.

Mas, diabetes é um sintoma de Apneia do Sono?

De acordo com especialistas no assunto, existe uma conexão entre pré-diabetes e a Apneia do Sono.

Então, quando o paciente tem a respiração afetada enquanto dorme, o organismo libera hormônios do estresse e isso eleva o nível de glicose na corrente sanguínea.

Além disso, quem sofre com Apneia do Sono tende a comer mais vezes durante o dia, pois há uma luta para o corpo não entrar em sonolência quando se precisa ficar acordado, o que pode aumentar o índice de açúcar.

Outra situação que favorece o diabetes está justamente no cansaço excessivo em quem tem Apneia, pois o paciente não consegue realizar exercícios físicos com regularidade. Então, há um descontrole glicêmico, o que causa diabetes ou piora o distúrbio em quem já o possui.

Como tratar a Apneia do Sono?

Ao longo do tempo, o desenvolvimento da medicina dos últimos anos permitiu a criação do dispositivo Cpap, que significa "Continuous Positive Airway Pressure". Então, ele fornece pressão positiva para o correto fluxo de ar nas vias aéreas, sendo considerado o tratamento padrão ouro contra Apneia do Sono.

Assim, o aparelho faz com que o ar seja empurrado para as vias respiratórias do paciente, garantindo que o nível de oxigênio esteja adequado para todo o organismo. Então, isso pode ajudar a controlar e prevenir o diabetes.

Existem muitos modelos de aparelho de Cpap e de máscara que garantem o melhor conforto ao portador de apneia. Por isso, conte com a gente para dormir muito melhor!

Gostou do artigo de hoje? Então, fale com a gente agora mesmo e tenha a melhor noite de sono da sua vida! Para seguir acompanhando os conteúdos do nosso blog, clique aqui!

Quer saber como funciona a Apneia do Sono e como tratá-la? Então, assista ao vídeo abaixo

Conheça o Cpap Airmini - Resmed